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A

ABS

O freio ABS é um sistema de frenagem que impede o bloqueio das rodas ao frear, para que elas não percam aderência. O sistema destrava parcialmente os freios no momento em que as rodas começam a bloquear, desse modo elas não escorregam (não perdem aderência).

ACT

Adaptive Casing Technology Michelan A rigidez da carcaça do pneu se adapta segundo o ângulo de inclinação. O pneu passa de um topo mais flexível, o que garante estabilidade em linha reta, a ombros mais rígidos, garantindo melhor desempenho nas curvas.

ADT

Amplified Density Technology Uma carcaça de pneu mais rígida e densa, que proporciona excelente manuseio e feedback. A fibra de aramida no piso do pneu traseiro resiste ao aumento da força centrífuga, reduz o peso e garante uma excelente estabilidade.

Altura da seção

Altura do pneu do topo do piso à parte inferior do talão.

Aquaplanagem

A aquaplanagem é uma perda de aderência que ocorre quando o veículo está em alta velocidade e existe uma película de água entre o pneu e a estrada, o que cria uma superfície escorregadia.

Área de contato

É a área de contato entre o pneu e a estrada.

Aro

Círculo metálico da roda em que o pneu é colocado.

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B

Balanço

Distribuição da massa precisa do pneu/roda em seu eixo de rotação.

BibMousse

A BibMousse pode substituir uma câmara dentro do pneu da motocicleta. É ideal para off-road, motocross, trial, MX, pneus Enduro, etc. Uma vantagem da BibMousse é que, por ser sólida, ela não pode ser perfurada, e você não precisa verificar a pressão dos pneus.

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C

Calibre

O diâmetro do cilindro.

Cilindrada

Cilindrada refere-se à capacidade do motor em CCs ou cm3. De um modo geral, a cilindrada é um fator importante na determinação da potência do motor da moto.

Carcaça

É a parte interna do pneu, que compõe a sua estrutura. Essa parte absorve todas as forças aplicadas ao pneu e é feita de camadas cobertas por cintas, seguidas do piso e das paredes laterais (flancos).

Camada

Camada que compõe o pneu.

Câmara

Dispositivo inflável de borracha que se encaixa entre o aro da roda e o pneu.

Câmara Tipo TT (Tube Type TT)

Pneu que necessita de uma câmara.

Câmara Tipo TL (Tubeless (TL))

Pneu sem câmara de ar externa. A tensão do ar é alcançada através da utilização de um revestimento interior em contato direto com a carcaça do pneu.

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D

Diâmetro

O diâmetro do pneu refere-se sempre ao diâmetro interior do pneu, ou seja, o diâmetro do aro da roda, que é medido em polegadas.

Desgaste

Danos visíveis e deterioração do pneu.

Desgaste anormal

Desgaste anormal dos pneus, que pode decorrer de fatores externo variados.

DOT

DOT é a sigla de United States Department of Transportation(Departamento Estadunidense de Transportes). Caso você veja esse selo na lateral do pneu, isso quer dizer que ele foi aprovado por esse órgão.

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E

Escultura

Refere-se ao padrão do piso do pneu.

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F

FIM

Sigla que indica que o pneu foi aprovado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para a modalidade Enduro (profundidade do piso de 13mm).

Flancos

Parede externa do pneu, entre o piso dos ombros e o talão do pneu. Ele protege o pneu de impactos (buracos, pedras, etc.). Essa parte do pneu é feita em borracha resistente e é onde você encontrará todas as informações essenciais do pneu.

Frente/traseira

Um pneu que pode ser instalado de forma segura tanto na frente quando na traseira de sua moto.

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H

Hard

Terreno difícil, que exige uma borracha mais rígida.

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I

Índice de carga

Índice numérico que indica o peso máximo que o pneu pode suportar quando insuflado à pressão recomendada.

Índice de velocidade (speed rating)

Índice numérico que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.

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L

Largura da seção

Distância entre as paredes laterais (flancos) dos pneus.

LR

Pneus de baixa resistência ao rolamento (low rolling resistance), que diminuem o esforço de rolamento exigido.

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M

M+S (Pneus de lama e neve)

M+S é uma abreviatura para "mud and snow" ("lama e neve"), usada especificamente para pneus de inverno, indicando que eles podem ser utilizados nesse tipo de terreno.

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N

NHS

Sigla de Not for Highway Service, o que indica que o produto não é aprovado para a estrada.

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O

Ombro

Parte externa do piso do pneu, que se une à sua parede lateral (flanco).

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P

Piso do pneu

Parte externa do pneu, que fica em contato com a estrada. A sua função é garantir aderência, assim como uma pilotagem precisa.

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R

Ranhuras da banda de rodagem (sulcos)

Os sulcos são os espaços entre dois blocos da banda de rodagem do pneu.

Revestimento interno

O revestimento interno é uma camada feita de um composto de borracha sintética, o equivalente moderno de uma câmara, concebido para manter o pneu hermético.

Roda

Composta por um aro e um disco.

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S

Sand (Areia)

Pneus adequados para uso em pistas de areia.

Slick (macio)

Pneus macios.

Soft

Terreno misto ou brando que requer uma borracha macia.

Sulcos

Fendas especiais na superfície dos pneus, que fica em contato com a estrada. Eles melhoram as propriedades de aderência à estrada quando a superfície não é ideal (chuva, geada, neve, etc.).

Supersoft

Borracha muito macia, adequada ao uso em terreno brando.

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T

Talão do pneu

Parte do pneu que se encaixa no aro da roda.

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V

Válvula

Componente que regula a entrada de ar dentro do pneu. Ela também impede tanto o escape de ar quanto a entrada de poeira no pneu.
As válvulas podem ser encontradas na câmara, em pneus que as possuem ou, no caso de pneus sem câmara, no aro da roda.

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W

WET (Molhado)

Pneus adequados para circuitos molhados.

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