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Pressão

Os pneus precisam da quantidade certa de ar para garantir segurança e longevidade. Seguir as recomendações de pressão do fabricante tem um efeito positivo na performance da moto.

Os pneus perdem ar gradualmente, então, é essencial verificar a pressão antes de partir. Ao verificar os pneus durante a viagem, você estará verificando pneus "aquecidos". Na verdade, a pressão aumenta na estrada, por isso, não se deve esvaziar um pneu que acabou de ser utilizado.

Se a pressão do pneu for menor do que a recomendada pelo fabricante, é necessário colocar mais ar. A pressão deve ser mais que 0.3 bars mais alta do que a pressão recomendada para um pneu frio.

Uma vez verificada a pressão, não se esqueça de recolocar a tampa da válvula para garantir que não entre água no centro da válvula. Recomendamos trocar a válvula e a tampa sempre que o pneu for substituído, pois são uma parte essencial da vedação.

 

Pressão recomendada

Essas são as pressões de pneu recomendadas pela Michelin dependendo do terreno, condições climáticas, potência da moto e tipo de controle:

Pressão recomendada


MICHELIN Bib Mousse: A solução off-road da Michelin para furos!
to a puncture!

MICHELIN Bib Mousse

Inventada pela MICHELIN e destinada para Cross Country, Rally, Enduro e Motocross, a Bib Mousse é:

  • Mais leve que uma câmara reforçada, com pressão equivalente a 0,9 bar (13psi), ela faz desaparecer os inconvenientes do furo
  • Desenvolvida exclusivamente para os pneus da marcaMicheline para uso de lazer em todos os terrenos

A velocidade máxima com um pneu usando a MICHELIN Bib Mousse é 130 km/h (80mph). Ela tem as letras NHS (Not for Highway Service). Por isso, não pode ser usada em auto-estradas públicas.

A MICHELIN Bib Mousse não deve ser mantida em temperaturas acima de 30°C a longo prazo e é melhor evitar completamente temperaturas acima de 40°C.

Ela pode ser usada por, no máximo, 6 meses após o ajuste. No entanto, a vida útil da Bibmousse Michelin varia consideravelmente, dependendo da intensidade e forma de uso. Por exemplo, a vida útil é muito mais curta para Motocross que para Enduro.

Antes de uma etapa rápida, recomendamos aquecer o pneu e a MICHELIN Bib Mousse progressivamente em velocidades moderadas.

Aplique o gel Michelin todas as vezes que colocar ou retirar a MICHELIN Bib Mousse, tanto nova como usada, para prolongar sua vida e evitar o superaquecimento excessivo.

Manuseio e armazenamento

 

Manuseio e armazenamento

Os pneus devem ser mantidos em um local ventilado, seco, com temperaturas moderadas, fora da incidência direta de luz solar e longe de temperaturas extremas, produtos químicos, hidrocarboneto ou solventes que possam afetar a borracha. Também devem ser mantidos longe de qualquer coisa que possa furar a borracha (por exemplo, metais afiados ou madeira) e longe de calor direto ou cargas elétricas.

 

Conselho Trial

A instalação dos pneus Trial é um pouco complicada devido ao seu design. Você corre o risco de quebrar o talão se pressionar com muita força. Siga as instruções de instalação com cuidado ao inserir os ganchos do aro (lubrificar, segurar o talão no lado oposto à parte côncava do aro, não aplicar força excessiva no talão). Para inflar, posicione um anel de borracha entre o talão e o aro, ou utilize uma correia apertada com firmeza na coroa do pneu para possibilitar a pressurização inicial.

 

Desgaste de pneu

O piso fornece a maior parte da aderência do pneu ao chão. Com o desgaste, a aderência do pneu diminui. Então, lembre-se de verificar os sinais de desgaste nos pneus regularmente: verifique visualmente a profundidade do piso e a uniformidade do desgaste. A pressão do pneu também tem impacto direto no desgaste.

 

Duas classificações possíveis para a mesma dimensão de pneu

Cuidado! Há duas classificações possíveis para a mesma dimensão de pneu.

  • Classificação antiga: Enduro, Desert, Gama 12
  • Classificação nova: Starcross, AC10, Trial Light e Xlight

Para as linhas Enduro, Desert, S12XC e M12XC, a designação de tamanho é baseada na largura do pneu medida no nível do piso.

Para as linhas Starcross, AC10 Trial Light e Xlight, a designação de tamanho é baseada na largura do pneu medida no nível da parede lateral.

Um 130/70-19 Cross Competition S12XC corresponde a um 110/90-19 Starcross 5.

off-road