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Tempo de uso e performance

 

 

 

 

 

 

Tempo de uso

Tempo de uso

 

Um tempo de uso excessivo pode afetar a performance e até a trafegabilidade do pneu.

Por isso, não há necessariamente uma ligação entre o tempo de uso de um pneu e o desgaste, visto que o desgaste depende inteiramente de como o pneu foi guardado e utilizado.

Por exemplo, um pneu novo estacionado ou armazenado próximo a uma subestação elétrica pode mostrar sinais de danos irreversíveis (rachaduras) nas paredes laterais após apenas alguns dias. Isso afetaria a pressão e a performance do pneu.

 

Restrições de uso

Se o piso do pneu chegou ao limite técnico ou legal de desgaste em um ponto, o pneu deve ser trocado.

O limite técnico é mostrado pelos indicadores de desgaste do piso do pneu (0,8 mm nos pneus MICHELIN). O limite legal, quando existe, tem precedência sobre o limite técnico (geralmente é mais rigoroso).

 

Conselhos sobre a vida útil do pneu

Os pneus são feitos de materiais e componentes à base de borracha, já que suas propriedades são fundamentais para o papel do pneu.

Essas propriedades mudam com o tempo e dependem de uma variedade de fatores aos quais o pneu é submetido ao longo de sua vida útil: condições climáticas, armazenamento, uso (carga, velocidade, pressão, etc.). Os fatores envolvidos no desgaste são tão variáveis que é impossível prever o tempo exato de duração de um pneu.

Além de verificar você mesmo(a), peça para um profissional de pneus verificar os pneus de sua motocicleta/scooter regularmente.

Após 5 anos de uso, verifique os pneus anualmente.

Após 10 anos de uso, como medida de precaução, substitua os pneus antigos por novos mesmo que eles aparentem estar em um estado satisfatório e ainda não tenham alcançado o limite legal de desgaste de pneu. Essa medida de precaução também deve ser aplicada aos acessórios de borracha (fita de aro, etc.) e câmaras internas, exceto se o fabricante recomendar outra solução, como a Bibmousse Michelin.