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Como escolher seus pneus?

Pneu radial ou bias?

Há muita diversidade no mundo das motocicletas e scooters. A Michelin usa dois tipos de construção de pneu para oferecer opções para todos: pneus bias (ou diagonal) e radial.

Pneus bias (ou diagonal)

Pneus bias (ou diagonal)

A carcaça de um pneu bias é feita de camadas de cordas organizadas em um ângulo. Tais camadas são dispostas de forma que as cordas criam um padrão cruzado. A estrutura é completamente uniforme. O topo e as paredes laterais do pneu têm propriedades mecânicas similares.

Radial tyres

Pneus radiais

Em uma construção radial, as camadas das cordas irradiam a partir do centro do pneu. Além disso, o topo é feito de camadas que formam uma correia. Como resultado, o topo e as paredes laterais têm suas próprias características específicas.

Dois tipos de pneu para performances especializadas

Devido às paredes laterais macias, o topo de um pneu radial adere à estrada com o contato. Suas marcas, mais curtas e mais largas do que as de um pneu bias, oferecem maior aderência em inclinações pronunciadas nas curvas. A pressão do ar no contato com a superfície do pneu é distribuída mais efetivamente em um pneu radial, resultando no desgaste mais uniforme do piso ao longo do tempo. 

O pneu radial também oferece maior conforto em velocidades mais altas, resultado da maciez das paredes laterais que absorvem o impacto das imperfeições da superfície da estrada. Por outro lado, o pneu bias suporta um peso maior devido à rigidez de suas paredes laterais. Em altas velocidades, o pneu bias pode se deformar, de modo a afetar sua performance.

Em última análise, os pneus bias são adequados para veículos que rodam em velocidades moderadas, com motores de tamanho pequeno a médio e chassis flexível. Também são adequados para motocicletas pesadas ou com muita carga.

Os pneus radiais são indicados para veículos mais potentes, com chassis muito rígido e para finalidades esportivas. Possibilitam alcançar índices de velocidade ZR acima de 240 km/h.