Cookies on the Michelin Site

For an optimale navigation, MICHELIN website use navigation cookies. Click on the   link for more informations Validate

Sua atividade
recente
!

Bem-vindo à sua caixa de ferramentas de históricos

Salvamos informações importantes a partir de suas buscas anteriores para facilitar sua vida.

???private_mode_title???

???private_mode_text???

Últimos pneus vistos.

Últimos revendedores vistos.

Últimas pesquisas.

História

125 anos de paixão e performance

A história da Michelin com motocicletas é definida por uma rica experiência humana

A imaginação e a intuição dos pesquisadores inspirou a Michelin a criar soluções inovadoras e pneus de motocicletas cada vez mais fortes e eficientes. Do pneu desmontável original à solução Radial dos anos 1980, dos modelos Golden Arrow dos anos 1930 às tecnologias mais recentes do MotoGP, que estão moldando o futuro, a Michelin sempre considerou a motocicleta como um meio de paixão e inovação.

Tudo começou com um pneu murcho em 1891

Tudo começou com um pneu murcho em 1891

Edouard Michelin observou o pneu de um turista inglês furar. Esse incidente o levou a desenvolver uma câmara interna e um pneu desmontável, uma ideia genial que iniciou a operação de sua pequena fábrica em Clermont-Ferrand, na França. No mesmo ano, o sucesso desse novo sistema foi acentuado pela vitória do ciclista Charles Terront, que usava pneus feitos com câmara interna, na corrida inaugural Paris-Brest. O feito teve um impacto imediato no mundo das duas rodas e, em poucos anos, conquistou o setor de veículos automotivos.

A primeira corrida de motocicleta

A primeira corrida de motocicleta

No final do século 19, era difícil diferenciar motocicletas de automóveis. O termo "motocicleta" era usado para se referir aos triciclos motorizados que, como a famosa De Dion Bouton, ganharam títulos em várias corridas utilizando pneus Michelin. Foram os irmãos Werner, da região de Paris, que utilizaram o termo “motocicleta” para designar sua moto, que tinha um motor poderoso e confiável cuja documentação técnica original recomendava pneus Michelin.

O primeiro anúncio de pneus dedicado inteiramente às motocicletas

A era Golden Arrow e Zig Zag.

O primeiro anúncio de pneus dedicado inteiramente às motocicletas

No começo dos anos 1930, os pneus Golden Arrow e Zig Zag, dedicados inteiramente aos veículos motorizados de duas rodas, permitiu à Michelin lançar os primeiros anúncios e brochuras 100% voltados para motocicletas. A Segunda Guerra Mundial freou o desenvolvimento de pneus de motocicleta de forma abrupta. Ele só floresceu novamente no final dos anos 1960, com a chegada das motocicletas japonesas.

A década de 1970: a volta da Michelin

A década de 1970: a volta da Michelin

Os anos 1970 representam um momento determinante na história da marca. A Michelin ganhou vários títulos durante essa década, especialmente em 1973, com sua primeira vitória com Jack Findlay, que ganhou o Senior Tourist Trophy. Depois, em 1976, ano em que Barry Sheene ganhou o GP 500 com pneus Michelin. E, finalmente, em 1977, o ano de quebra de recordes no qual a Michelin ganhou os Campeonatos Mundiais das categorias 50, 125, 250, 350 e 500 cm3.

Inovação: no coração de todas as pesquisas da Michelin

A Michelin, cujo objetivo é melhorar a mobilidade e criar valor respeitando os clientes, os seres humanos em geral e o meio ambiente, sempre conseguiu inovar e distinguir-se dos demais integrando inovações, como sílica na composição dos pneus de motocicletas, assim como as tecnologias Michelin 2CT e ZR.