A quilometragem total de um pneu pode depender de vários fatores:
Alguns deles estão sob o controle do motociclista: calibragem dos pneus, carga, velocidade do veículo, estilo de pilotagem (frenagem e aceleração).
Outros não, e implicariam na mudança do tipo de pilotagem que você está adotando:
Uso na estrada: curvatura da pista, tipo de superfície.
Uso off-road: Tipo de terreno (areia, cascalho, lama, etc.), temperatura ambiente.
Um único fator por si só pode ter um pequeno impacto na quilometragem do pneu; no entanto, havendo a conjunção de muitos fatores, o desgaste será muito maior.
As bandas de rodagem dos pneus são o maior componente da aderência do pneu à pista. Quando se desgastam, perdem a capacidade de drenar a água. Por isso, é importante pilotar mais devagar em superfícies molhadas.
Você deve verificar sempre o desgaste em vários pontos diferentes do pneu.
As verificações podem ser realizadas com um medidor de profundidade ou os indicadores de desgaste da banda de rodagem moldados na banda de rodagem (com um símbolo visível da lateral onde está presente). Se o limite regulamentar ou técnico foi atingido, o pneu deve ser descartado e trocado.